Acupunctura

O que é a Acupunctura?

A Acupunctura é uma atividade terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) praticada há milénios, que envolve a estimulação de pontos específicos no corpo para promover o equilíbrio e a saúde. Baseada na teoria dos meridianos, onde o Qi (energia) flui, aliviando sintomas e promovendo o bem-estar. Embora seja mais conhecida pela inserção de agulhas, a Acupunctura inclui outras técnicas como moxabustão (uso de calor com a planta artemísia) e estimulação transdérmica.

Ao longo do tempo, a Acupunctura expandiu-se por diversas regiões, resultando em diferentes estilos, como a Acupunctura japonesa, coreana, francesa, inglesa e americana, todas com variações na abordagem, mas mantendo os princípios da MTC. Cada estilo tem vindo a adaptar-se ao contexto cultural, social, político e geográfico de cada região.

Na ciência moderna, a Acupunctura tem demonstrado múltiplos efeitos biológicos, principalmente mediado pelo sistema nervoso central, como a libertação de neurotransmissores e hormonas, atuando na dor, em processos inflamatórios e ajudam a regular o sistema nervoso autónomo. Embora os mecanismos ainda não sejam completamente compreendidos, estudos sugerem que a Acupunctura tem um impacto positivo em vários problemas de saúde.

Reconhecida e regulamentada em várias partes do mundo, incluindo Portugal, a Acupunctura deve ser realizada por profissionais qualificados para garantir a sua segurança e eficácia. Mais do que uma simples prática com agulhas, a Acupunctura é uma técnica terapêutica abrangente que visa o equilíbrio integral do corpo e da mente.

Portaria n.º 207-F/2014 – Artigo 2.º
1 — A acupuntura é a terapêutica que utiliza métodos de diagnóstico, prescrição e tratamentos próprios assentes em axiomas e teorias da acupuntura, utilizando a rede dos meridianos, pontos de acupuntura e zonas reflexológicas do organismo humano, com o fim de prevenir e tratar as desarmonias energéticas, físicas e psíquicas.

2 — A acupuntura:
a) É uma terapêutica com uma conceção holística, energética e dialética do ser humano;
b) Assenta numa filosofia e metodologia específicas baseadas na medicina tradicional chinesa;
c) Aplica processos específicos de diagnóstico e métodos terapêuticos próprios, tendo por base as teorias da medicina tradicional chinesa, para promover e recuperar a saúde e prevenir e tratar as doenças.”