O que é a Homeopatia?
A Homeopatia é um método terapêutico que, tendo por princípio fundamental a Lei dos Semelhantes (“similia similibus curantur”), recorre a substâncias naturais preparadas de acordo com a farmacopeia homeopática, para tratar a pessoa doente. Trata-se de um sistema farmacológico, científico e filosófico bem determinado, com uma metodologia de pesquisa própria.
A Homeopatia trata o indivíduo que possui a doença e não apenas a sua doença.
Através da Lei dos Semelhantes (o semelhante cura o semelhante), a Homeopatia recorre a substâncias em doses infinitesimais, resultantes de sucessivas diluições e sucussões, substâncias essas que, em doses mais elevadas, produzem num indivíduo saudável os sintomas da doença que se pretende eliminar, de modo a estimular a reação orgânica e vital na direção da cura.
Os medicamentos homeopáticos contêm a “essência” da substância original, utilizada para tratar o paciente na sua totalidade, considerando os seus sintomas físicos, emocionais e mentais.
Além do tratamento humano, a Homeopatia é amplamente utilizada na medicina veterinária e até na agricultura. O facto de demonstrar eficácia em animais e plantas – seres que não possuem consciência ou sugestibilidade – reforça a validade dos seus princípios e comprova os seus efeitos de forma objetiva.