Homeopatia

O que é a Homeopatia?

A Homeopatia é um método terapêutico que, tendo por princípio fundamental a Lei dos Semelhantes (“similia similibus curantur”), recorre a substâncias naturais preparadas de acordo com a farmacopeia homeopática, para tratar a pessoa doente. Trata-se de um sistema farmacológico, científico e filosófico bem determinado, com uma metodologia de pesquisa própria.

A Homeopatia trata o indivíduo que possui a doença e não apenas a sua doença.

Através da Lei dos Semelhantes (o semelhante cura o semelhante), a Homeopatia recorre a substâncias em doses infinitesimais, resultantes de sucessivas diluições e sucussões, substâncias essas que, em doses mais elevadas, produzem num indivíduo saudável os sintomas da doença que se pretende eliminar, de modo a estimular a reação orgânica e vital na direção da cura.

Os medicamentos homeopáticos contêm a “essência” da substância original, utilizada para tratar o paciente na sua totalidade, considerando os seus sintomas físicos, emocionais e mentais.

Além do tratamento humano, a Homeopatia é amplamente utilizada na medicina veterinária e até na agricultura. O facto de demonstrar eficácia em animais e plantas – seres que não possuem consciência ou sugestibilidade – reforça a validade dos seus princípios e comprova os seus efeitos de forma objetiva.

Portaria n.º 207-C/2014 – Artigo 2.º
1 — A homeopatia é a terapêutica que utiliza, para prevenção e tratamento, medicamentos homeopáticos obtidos a partir de substâncias denominadas stocks ou matérias–primas homeopáticas, de acordo com um processo de fabrico descrito na Farmacopeia Europeia ou, na sua falta, em farmacopeia utilizada de modo oficial num Estado membro da União Europeia, e que pode conter vários princípios.

2 — Os princípios teóricos em que se baseia a homeopatia são, designadamente, a lei da semelhança, o princípio da duração da cura, o princípio do remédio único, a teoria da dose mínima infinitesimal e a teoria da doença crónica.

3 — A homeopatia trata as doenças com medicamentos que, numa pessoa saudável, produziriam sintomas semelhantes aos da doença.

4 — Em vez de combater a doença diretamente, os medicamentos homeopáticos têm por função estimular o corpo a lutar contra a doença.

5 — Os medicamentos homeopáticos baseiam -se no princípio de que diluições de moléculas potencialmente ativas retêm a «memória» da substância original.

6 — Com o fundamento de que o «semelhante cura o semelhante», a homeopatia utiliza uma abordagem holística para o diagnóstico e tratamento dos sintomas do paciente, incluindo na sua prática a orientação da dieta e dos estilos de vida segundo os parâmetros homeopáticos.

7 — Os medicamentos homeopáticos têm como princípio a indução de um processo de reorganização das funções vitais, estimulando o mecanismo de autorregulação.