Quiroprática

O que é a Quiroprática?

A Quiroprática* é uma profissão de saúde que se baseia no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios do sistema neuro-músculo-esquelético, focando-se principalmente no conceito neurológico da subluxação vertebral (distinto do contexto médico de subluxação), bem como nos efeitos destes distúrbios no estado geral de saúde e no bem-estar do indivíduo.

A Quiroprática utiliza as capacidades inatas e recuperadoras do corpo humano e baseia-se na relação existente entre a estrutura vertebral e o funcionamento do sistema nervoso como fator de saúde relevante. Respeita a relação entre as diferentes dimensões do ser humano na saúde e na doença.

Entende a subluxação como lesão ou disfunção em que o alinhamento, a integridade do movimento e/ou a função se consideram alterados, embora o contacto das superfícies articulares esteja intacto, essencialmente como uma entidade funcional que pode influenciar a biomecânica e ter implicações neurológicas importantes para a saúde do indivíduo.

Confere grande importância às técnicas manuais, com ou sem a utilização de instrumentos, incluindo o ajustamento da subluxação (no conceito da Quiroprática) e ou a manipulação de articulações. Não recorre a medicamentos nem a cirurgias, e valoriza os fatores bio-psico-sociais no tratamento da pessoa.

*Embora o legislador tivesse optado pela designação brasileira da profissão (Quiropraxia), Quiroprática é a designação correta em português de Portugal.


A caracterização e o conteúdo funcional da profissão de Quiroprático são definidos pelo Conselho Europeu de Educação em Quiroprática (ECCE – European Council on Chiropractic Education). O ECCE é a entidade responsável pela acreditação dos programas de formação quiroprática na Europa e na África do Sul. Seu objetivo é garantir padrões com standard de excelência na educação e na formação clínica de quiropráticos, promovendo a segurança e a competência profissional. O ECCE faz parte do CCEI (Councils on Chiropractic Education International), juntamente com os Conselhos do Canadá e da Austrália. É a única agência de garantia de qualidade em Quiroprática na Europa e é também reconhecida mundialmente. Em 2023, tornou-se membro pleno da ENQA (European Association for Quality Assurance in Higher Education) por cinco anos.

Portaria n.º 207-D/2014 – Artigo 2.º
1 — A quiropráxia é a terapêutica que se baseia no diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios do sistema neuro-músculo-esquelético, principalmente a subluxação (no conceito da quiropráxia), bem como nos efeitos destes distúrbios no estado geral de saúde e no bem-estar do indivíduo.

2 — A quiropráxia:

a) Utiliza as capacidades inerentes e recuperadoras do corpo humano, e baseia-se na relação existente entre a estrutura vertebral e o funcionamento do sistema nervoso como fator de saúde relevante;

b) Respeita a relação entre as diferentes dimensões do ser humano na saúde e na doença;

c) Entende a subluxação como lesão ou disfunção em que o alinhamento, a integridade do movimento e ou a função se consideram alterados, embora o contacto das superfícies articulares esteja intacto, essencialmente como uma entidade funcional que pode influenciar a biomecânica e ter implicações neurológicas;

d) Confere grande importância às técnicas manuais, com ou sem a utilização de instrumentos, incluindo o ajustamento da subluxação (no conceito da quiropráxia) e ou a manipulação de articulações;

e) Não recorre a medicamentos nem a cirurgias, e valoriza os fatores bio-psico-sociais no tratamento da pessoa.